Translate

DOCES & SOBREMESAS EM GERAL



Aqui temos uma página totalmente dedicada  aos doces e as sobremesas em  geral 





GELATINA COLORIDA



INGREDIENTES

5 sabores de gelatina  ( pacotinhos )
1 pacote de gelatina sem sabor
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado


PREPARO

Fazer as gelatinas (sabores) com a medida de 1 copo de requeijão de água fervente. Só de água fervente. Fazer a gelatina sem sabor com 1 copo de requeijão de água fria  e levar ao fogo para ferver.Reserve. Bata no liquidificador 1 lata de creme de leite, a gelatina sem sabor  e 1 lata de leite condensado. Passar manteiga em uma forma redonda com furo  e arrumar uma camada de creme outra com as gelatinas coloridas picadas em quadradinhos, sendo por último uma camada de creme. Leve a geladeira até ficar bem consistente. Sirva gelado. 





MOUSSE DE NOZES


INGREDIENTES

2 latas de leite condensado
1 lata de leite comum
2 ovos
500 g de nozes moídas ou picadas

PREPARO

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar em forma caramelada. Levar ao forno em banho maria até chegar a consistência de pudim de leite. Decore com nozes inteiras




PUDIM DE PÃO DA MARGÔ




Gente, esse pudim de pão é uma delícia e aprendi com uma amiga (Margareth) que infelizmente não está mais entre nós, por conta do que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro há alguns anos. Além de ser uma pessoa espetacular, fazia cada coisa na culinária que deixava qualquer um literalmente babando. Então vamos ao pudim de pão da "Margô".



INGREDIENTES


  • 6 pães do tipo francês
  • 5 ovos inteiros
  • 4 xícaras de leite
  • 3 copos de açúcar 
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de queijo parmesão ralado 

coco ralado e uva passa para polvilhar

PREPARO

Cortar o pão com casca, em fatias de um a dois dedos de espessura e colocá-los em um tabuleiro retangular untado com manteiga. Bater todos os ingredientes no liquidificador ( exceto o coco e a uva passa ). Despejar por igual  em cima do pão já distribuído na tabuleiro untado. Polvilhe com o coco ralado e as uvas passa. Leve ao forno. Sirva frio ou gelado. 





CREME DE ABACATE GELADO


INGREDIENTES


1 abacate maduro(descascado e sem o caroço)

4 bolas de sorvete de creme

1 colher de sopa de açúcar

leite gelado se necessário
Gotinhas de essência de baunilha (5 no máximo)  
Licor de cassis (opcional)



PREPARO


Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em movimentos pulsar até formar um creme espesso.Se seu liquidificador tiver dificuldades em bater adicione somente um pouquinho de leite gelado.
Mexa de vez em quando com uma colher, isso ajudará seu liquidificador a conseguir esta textura.
Divida em taças e sirva imediatamente.Se você curte , pode colocar por cima um pouco de licor de cassis.É muito saboroso.  





PUDIM DE TAPIOCA
Gente isso aqui é de fechar quarteirão. Se for servido com bolas de sorvete de creme então ai é para pedir arrego literalmente. Manjar dos Deuses. Experimentem.



INGREDIENTES

CALDA

  • 1 xícara (chá) de açúcar

PUDIM

  • 1 e meia xícara (chá) de xícara (chá) de leite
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 1 xícara (chá) de tapioca quebrada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 lata de Leite Condensado.

PREPARO


CALDA

Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

PUDIM

Aqueça o leite misturado ao leite de coco e deixe a tapioca de molho nesta mistura por cerca de 1 hora. Em um liquidificador, coloque a manteiga, os ovos, o Leite condensado e misture com a tapioca reservada. Despeje na forma caramelada e leve ao forno médio (180°C) em banho-maria por cerca de 1 hora. Desenforme e leve para gelar.





BOLO DE CREME DE LEITE


INGREDIENTES:

  • 2 copos de açúcar
  • 2 copos de farinha de trigo com fermento
  • 5 ovos inteiros
  • 250g de margarina 
  • 1 caixa de creme de leite
  • raspas de limão (opcional)
MODO DE PREPARO:

Bata o açúcar com a margarina até obter um creme liso e fofo.
Em seguida acrescente os ovos, um a um, adicionando depois a farinha de trigo.
Por último, acrescente o creme de leite e bata até misturar bem.
Leve ao forno médio pré aquecido por 30 a 40 minutos.
Esse bolo fica ainda mais gostoso sendo feito de véspera;e se desejar, faça uma calda de limão com açúcar e jogue por cima dele ainda quente.






PÃO DOCE DE LIQUIDIFICADOR



INGREDIENTES

1 lata de leite condensado ( usar essa lata como medida ) 
1/2 lata de óleo
1 colherinha pequena de sal
1 lata de água quente
4 tabletes de fermento
4 ovos inteiros
1 Kg de farinha de trigo

PREPARO

Bater todos os ingredientes acima ( EXCETO A FARINHA DE TRIGO )  no liquidificador. Peneirar 1 kg de farinha de trigo e acrescentar ao líquido do liquidificador. Misture tudo muito bem em uma vasilha e deixe crescer até dobrar. Enfarinhar a mesa ou a pia e enrolar a massa, fazendo roscas ou tranças. Por uma bolinha de massa em um copo d´água, e quando ela subir coloque as roscas e/ou tranças no forno. 




CUSCUS DE COCO


INGREDIENTES

1/2 Kg de tapioca(bem branquinha)
1 Kg de coco ralado(fruta)
1/2 a 2 litros de leite
8 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
10 gotas de baunilha


PREPARO

Colocar a tapíoca em um pirex junto com o açúcar, o sal, 1/2 coco e a baunilha. Colocar o leite(1 litro) aos poucos e sempre mexendo. Tapar com um pano de prato úmido e deixar descansando durante aproximadamente 2 horas. Depois colocar o restante do leite aos poucos . Sempre mexendo. Deixar descansar por 1 hora. Tapar com o pano de prato. Quando estiver molinho jogar o resto do coco ralado por cima  e  levar a geladeira. 




BOLO DE LARANJA SIMPLES


INGREDIENTES 

2 xícaras de açúcar
4 ovos 
2 xícaras de farinha de trigo 
1 colher de sopa de fermento em pó 
2 copos ( tipo requeijão) de caldo de laranja. ( um copo para a massa e outro para colocar por cima do bolo quando estiver pronto)
1 pitada de sal 

PREPARO

Separe a clara das gemas. Bata o açúcar com as gemas e em seguida acrescente as claras batidas em neve. Sempre batendo. Adicione a farinha de trigo e 1 copo de caldo de laranja. Por fim o fermento em pó e a pitada de sal. Siga batendo até que a massa esteja bem homogênea. Leve ao forno em forma untada e polvilhada. Quando estiver pronto, faça furinhos por cima do bolo e acrescente então , o outro copo de caldo por cima. 





BOLO DE NESCAU



Esse é realmente um espetáculo



INGREDIENTES 

2 xícaras de açúcar
1 xícara de manteiga
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 pitada de sal
3 colheres de sopa (bem cheias) de nescau
1 colher de chá de fermento em pó


COBERTURA 


2 xícaras de leite
3 colheres de ospa de nescau
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de açúcar 


PREPARO DO BOLO 

Bata o açúcar com a manteiga até ficar homogêneo e vá acrescentando os outros ingredientes. Os ovos, o leite, a farinha de trigo, o sal, o fermento e o nescau. Sempre batendo bastante no mesmo sentido até que fique uma massa bem uniforme.  Unte uma forma com manteiga e pulverize com farinha. Coloque a massa e leve ao forno até que asse bem. Faça o teste do palito.  Depois de pronto acrescente a cobertura. 


PREPARO DA COBERTURA

Em uma pequena panela , derreta a manteiga e acrescente o leite, o açúcar e o nescau. Mantenha em fogo brando sempre mexendo com colher de pau até que adquira uma consistência de calda grossa.  






TORTA DE BANANA RÁPIDA



INGREDIENTES


  • 3 ovos inteiros
  • 1 copo de óleo
  • 3 a 5 bananas
  • 2 copos de farinha de rosca
  • 2 copos de açucar
  • 1 colher de sopa de fermento 
PREPARO

Coloque no liquidificador os 3 ovos inteiros, 1 copo de óleo ( recomendo o de canola que é mais leve ) e 3 ou 4 bananas ( preferencialmente banana prata ). Bata tudo até ficar bem homogêneo e reserve. 
Em uma pequena travessa coloque 2 copos de farinha de rosca, 2 copos de açúcar  e 1 colher de sopa de fermento. Depois, despeje o líquido batido no liquidificador por cima e misture tudo batendo com uma colher de pau até que fique uma massa totalmente homogênea. Unte uma forma com manteiga , pulverizando um pouco de farinha de  trigo(só para a torta soltar com facilidade) e coloque a massa na forma bem distribuída. Coloque por cima da massa , bananas cortadas em fatias ( longas ou em rodelas - como preferir ). Por último pulverize açúcar com canela por cima. Agora leve ao forno quente até assar . Faça o teste do palito. Quando ele sair sequinho estará pronto. E depois corra para o abraço. É Uma Delícia!








BOLO DE PINHÃO


Antes de dar essa receita vamos a um pouquinho de conhecimento sobre o Pinhão.
Pouca gente conhece o pinhão. É a verdadeira "castanha" brasileira. 
Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto.
O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Nas pináceas (a exemplo do Pinus elliottii), as sementes são dotadas de uma película, como uma espécie de asa, que se descola da pinha madura e possibilita que as sementes sejam espalhadas pelo vento, iniciando-se assim o processo de crescimento de um novo pinheiro.
No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.


A semente da araucária é fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Versátil, trata-se de uma excelente opção para a estação mais fria do ano. É muito comum comer o pinhão cozido em festas juninas. Ele lembra muito a castanha portuguesa que se come normalmente no natal. 

O pinhão é um alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde. Uma porção de 100 g é abundante em proteínas (3,94 g), cálcio (35 mg), ferro (70 mg), fósforo (136 mg) e vitaminas A, B1 e C. No total, serão consumidas 196 kcal e 1,34 g de gorduras.

 O pinhão é um alimento muito versátil — podendo ser utilizado em diversos tipos de bolos, tortas e outros pratos doces. Sua polpa é a parte comestível, e deve ser consumida depois de cozida. O modo de preparo não altera o valor nutricional dele, assim as propriedades continuam as mesmas.

Agora que já sabemos um pouquinho mais sobre essa semente, que tal prepararmos um bolo de pinhão . É muito comum em festas juninas. Mas nada impede que você o faça quando desejar . É uma delícia. 

   

  Vamos a receita 


INGREDIENTES

1 Xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente
1 lata de leite condensado
4 gemas
1 pitada de sal
1 xícara de chá de pinhão cozido e moído
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
4 claras em neve
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
açúcar de confeiteiro para polvilhar
 

PREPARO 

Bata a manteiga em creme, junte o leite condensado em fio e bata até ficar cremoso. Junte as gemas, uma a uma, o sal e o pinhão, e bata mais um pouco. Misture lentamente a farinha peneirada com o fermento e, por último, as claras. 

Asse em forma com furo central(19cm de diâmetro) untada e enfarinhada, em forno médio-alto(200º), pré aquecido, por cerca de 30 minutos. 

Polvilhe o açúcar e sirva morno ou frio. 


 
TORTA DE BANANA "EDUARDO HENRIQUE"

  Pequena peculiaridade . Essa torta tem esse nome em homenagem a um amigo que quando vinha me visitar não conseguia comer menos de 3 pedaços. É simples de fazer e espetacularmente deliciosa. 


INGREDIENTES ( considerando um pirex retangular pequeno. Se for o caso dobre a receite e aumente o tamanho do pirex ) 

  • 12 a 15 bananas d´água bem maduras
  • 250 g. de queijo minas
  • 1 lata de leite condensado
  • 6 claras
  • 8 colheres de sopa de açúcar

PREPARO

Corte as bananas ao comprido em fatias . Unte o pirex com manteiga. Forre todo o fundo do pirex com as bananas e leve ao forno pré aquecido por uns poucos minutos para que fiquem ligeiramente amolecidas. Retire do forno e reserve. 

Em um prato ou vasilha grande peque o queijo cortado em pedaços e derrame por cima a lata de leite condensado. Então pegue um garfo e amasse bem o queijo, juntamente com o leite condensado até que fiquem pequenos granulados dessa mistura de forma bem homogenia. Despeje essa mistura sobre as bananas, cobriando-as uniformemente, com auxílio de uma colher. 

Bata  as claras em neve, acrescentando o açúcar aos poucos, para atingir o ponto de suspiro. Feito isso, coloque  sobre a massa do queijo com o leite condensado, cobrindo-a totalmente. 


Leve ao forno quente até que o suspiro cresça e ganha uma coloração dourada. Desligue o forno e deixe esfriar. Ponha na geladeira e sirva quando estiver gelado.

 
CUCA DE BANANA COM FAROFA


INGREDIENTES

MASSA

10 bananas
1 1/2 xícara de amido de milho
1 1/2 xícara de trigo
2 xícaras de açúcar
200 g de margarina
1 colher (sopa) de fermento
4 ovos
1 1/2 xícara de leite




FAROFA

1 colher de margarina;
1/2 xícara de açúcar;
1/2 xícara de trigo;



PREPARO


Reúna os ingredientes formando uma farofa e reserve.
Coloque parte da farofa em uma forma untada e enfarinhada.
No liquidificador bata os ingredientes da massa, menos as bananas.
Despeje a massa em cima da farofa, corte as bananas e coloque em cima também. Coloque o restante da farofa logo em seguida e polvilhe  com açúcar.  Asse em forno médio, por aproximadamente uns 30 min. 

 

 
TARTELETTE DE MORANGO
INGREDIENTES

MASSA

  • 500g de farinha de trigo peneirada
  • 150g de açúcar
  • 150g de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de água morna com sal
  • 1/2 tablete de fermento

RECHEIO

300g de geléia de morango
150g de creme de leite

PREPARO

Misture a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e os ovos.  Dissolva o fermento na água morna e misture a massa. Amasse bem até obter uma consistência bem lisa. Deixe descansar por 30 minutos. Abra com um rolo até atingir a espessura de 1cm.  Reserve algumas tiras de 1 cm de largura.  Corte a massa com a ajuda de um copo grande ou xícara de chá. Aplique as tiras ao redor das rodelas para formar as bordas e doure com gemas desmanchadas. Leve para assar em forno pré aquecido. Depois de assados, rechei com a geléia de morang misturada ao creme de leite batido. Coloque umas tres metades de morango por cima para enfeitar.





PUDIM DE CHOCOLATE BRANCO


INGREDIENTES

. 300 g de chocolate branco picado
. 3 ovos
. 1 xícara (chá) de leite
. 1 lata de creme de leite sem soro
. 1/2 xícara (chá) de xarope de groselha
. 1 colher (sopa) e 1 colher (sobremesa) de amido de milho
. 1/4 de xícara (chá) de suco de laranja
. Sementes de 1 romã

PREPARO

1. Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas.
2. No liquidificador, bata o chocolate derretido, os ovos, o leite, o creme de leite e 1 colher (sopa) de amido de milho.
3. Coloque em uma forma própria para pudim, untada com óleo e polvilhada com açúcar.
4. Asse em banho-maria no forno, preaquecido a 200 °C, durante 1 hora ou até que, espetando um palito, saia seco. Deixe esfriar e desenforme.
5. Prepare a calda: em uma panela, misture a groselha e o restante do amido de milho dissolvido no suco de laranja.
6. Leve ao fogo, mexendo sem parar até engrossar. Deixe esfriar e misture as sementes de romã.
7. Despeje a calda sobre o pudim e decore a gosto.



MIL FOLHAS DE CREME 

 

INGREDIENTES 
Massa:
  • 8 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo (1kg)
  • 4 xícaras (chá) de manteiga gelada cortada em pedaços (800grs)
  • 1/2 colher (chá) de sal
Recheio de creme:
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • 4 gemas
  • 4 xícaras (chá) de leite
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
PREPARO 


  • Coloque a farinha em uma superfície e faça uma depressão no centro.
  • Coloque a manteiga ao redor da depressão e cubra com um pouco da farinha.
  • Adicione o sal e com cuidado, acrescente 1 3/4 xícara mais 2 colheres de sopa de água no centro da farinha.
  • Com a ajuda de uma das mãos, vá misturando a água com a farinha, sem pegar nenhum pedaço de manteiga.
  • Trabalhe até obter uma massa macia.
  • Misture a manteiga na massa e amasse bem.
  • Divida a massa em duas partes.
  • Abra uma delas em um retângulo de 48 x 38cm sobre uma superfície polvilhada com farinha.
  • Dobre 1/3 da massa, começando pela parte mais larga.
  • Polvilhe com farinha e dobre a outra parte, como se fosse um envelope.
  • Deixe descansar por 5 minutos.
  • Repita a operação, acrescentando um pouco de farinha.
  • Faça essa operação 4 vezes.
  • Divida esta massa em 8 pedaços.
  • Abra cada pedaço sobre um papel impermeável.
  • Coloque por cima o fundo de uma forma de abrir de 23cm de diâmetro.
  • Pressione a forma sobre a massa.
  • Com a ponta de uma faca, recorte a massa, deixando 1cm de borda ao redor do fundo da forma.
  • Deixe repousar por 5 minutos.
  • Coloque a massa com o papel em uma assadeira, fure com um garfo e leve ao forno quente (230º), pré aquecido, por 20 minutos ou até dourar.
  • Repita esta operação 8 vezes, com a massa restante.
  • Deixe os discos esfriarem.
  • Prepare o creme:
  • Em uma tigela, coloque a metade do açúcar, o amido de milho e a gema.
  • Adicione 1 xícara de chá de leite e bata com um batedor de mão, mexendo cuidadosamente, até os ingredientes estarem misturados.
  • Reserve.
  • Enquanto isso, coloque o leite restante em uma panela, adicione a outra metade do açúcar, a baunilha e leve ao fogo até ferver (se você for usar essência de baunilha. acrescente-a mais para frente).
  • Junte à mistura de amido de milho e misture novamente (acrescente agora a baunilha).
  • Leve ao fogo, mexendo sempre, por 2 ou 3 minutos, até ferver e engrossar.
  • Transfira para uma tigela e cubra com o filme plástico aderindo ao creme, para não formar película.
  • Deixe esfriar e depois passe o creme por uma peneira.
  • Para montar a torta, coloque um disco de massa em um prato de servir, e espalhe um pouco do creme por cima.
  • Repita a operação até terminar o creme e os discos de massa.
  • Decore com creme chantilly.
  • Leve para gelar até o momento de servir.



BEIJINHO DE COCO 


INGREDIENTES 
  • 1 lata de Leite Condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de coco seco ralado
  • coco seco ralado para passar os docinhos
  • cravos da índia para decorar
  • manteiga para untar

PREPARO 

Em uma panela, coloque o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Retire do fogo, misture o coco, coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Enrole os docinhos, passe pelo coco ralado e decore-os com um cravo. Coloque em forminhas de papel.





MOUSSE DE CHOCOLATE 

INGREDIENTES


  • 1 lata de creme de leite 
  • 1 tablete(barra) de chocolate meio amargo picado ( 200g)
  • 3 claras
  • 3 colheres de sopa de açúcar. 


PREPARO


Aqueça o creme de leite em banho maria. Junte o chocolate e mexa até que fique completamente dissolvido. Reserve. Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Misture levemente ao creme de chocolate. Coloque em taças e leve a geladeira por cerca de 3 horas. Decore com cerejas, chantilly ou raspas de chocolate.


CONGELAMENTO


Congele a mousse colocando-a em taças que resistam ao congelamento. Deixe por até 3 meses em freezer. Para descongelar, deixe em geladeira com cerca de 4 horas de antecedência ao consumo.




CAJUZINHO
INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
1 colher (de sopa) de margarina sem sal
1 xícara de amendoim torrado e moido
2 colheres (de chá) de achocolatado Nescau
Açúcar refinado União para enrolar os cajuzinhos
Grãos de amendoim torrado
Forminhas de papel

PREPARO

  1. Levar ao fogo baixo os 4 primeiros ingredientes até soltar do fundo da panela.
  2. Depois de frio enrolar em forma de caju e passar no açúcar.
  3. Coloque em forminhas de papel e, em cada docinho aplique uma metade de grão de amendoim torrado.



BRIGADEIRO 

Um doce super gostoso e bem simples para preparar. Sucesso em qualquer festa.


INGREDIENTES
  • 1 Colher de sopa - Manteiga ou Margarina
  • 1 Lata - Leite Condensado
  • 4 Colheres de sopa - Chocolate em Pó (ou Achocolatado tipo Nescau)
  • 1 Pacote - Chocolate Granulado
PREPARO
  1. Aqueça a panela em fogo médio.
  2. Acrescente 1 colher de sopa de manteiga.
  3. Logo após utilize todo o Leite Condensado junto a manteiga.
  4. Em seguida acrescente 4 colheres de sopa de Chocolate em Pó e mexa sem parar até desgrudar da panela.
  5. Unte um recipiente onde a mistura será despejada e faça pequenas bolas com a mão passando a mistura no chocolate granulado.

TIRAMISU


INGREDIENTES

  • 6 claras em neve
  • 6 gemas peneiradas
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 500 g de queijo tipo mascapone (pode ser trocado por philadelphia cream chease ou outro queijo cremoso exceto ricota)
  • 1 pacote de biscoito tipo champagne (sem açúcar em cima)
  • 1 xícara de café bem forte (sem açúcar)
  • 1 dose pequena de licor (chocolate, café, amêndoa, ou conhaque)
  • Chocolate em pó para polvillhar por cima

PREPARO

Em uma vasilha grande misture gentilmente o queijo e o leite condensado, acrescente as gemas peneiradas até formar um creme meio amarelado claro.  Em seguida acrescente as claras, mas não misture muitoO segredo da receita é a paciência, misture bem suave.

Reserve este creme

Em outra vasilha ponha o café e o licor de sua preferência e molhe o biscoito bem rapidamente no café.
Obs: O biscoito não pode estar muito molhado

Disponha em um refratário retangular
1 camada de biscoito, 1 camada de creme, a última camada tem que ser de creme, por último polvilhe o chocolate em pó por cima
Leve à geladeira coberta com plástico filme, por mais ou menos 6 horas.




TORTA DE CASTANHA DE CAJU E DAMASCO 

INGREDIENTES  (Massa)

1/2 XÍCARA (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAL 
1/2 XÍCARA (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO 
2 COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR MASCAVO 
1/3 XÍCARA (CHÁ) DE MANTEIGA CORTADA EM CUBOS 
2 GEMAS 
1 COLHER DE SOPA DE ÁGUA GELADA 

PREPARO ( da massa )

Numa tigela, misture as farinhas e o açúcar. Acrescente os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa uniforme. Junte as gemas e a água. Trabalhe a massa até conseguir formar uma bola.  Em uma superfície lisa e enfarinhada, com o auxílio de um rolo, abra a massa em formato redondo(25cm de diâmetro) e com espessura de 6mm. Transfira para a forma de torta redonda(20cm de diâmetro) e pressione com os dedos, retirando o excesso da borda. Fure a massa com um garfo, para que não estufe. Reserve. 


RECHEIO 

INGREDIENTES 

1/2 XÍCARA (CHÁ) DE MANTEIGA NA TEMPERATURA AMBIENTE
1/2 XÍCARA (CHÁ) DE AÇÚCAR
2 OVOS
1/2 XÍCARA (CHÁ) DE CASTANHAS DE CAJU TRITURADAS
1 XÍCARA (CHÁ) DE DAMASCO PICADO 
2 COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR DE CONFEITEIRO PARA DECORAR

PREPARO DO RECHEIO 

PRÉ AQUEÇA O FORNO A 200º . Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata até obter uma pasta branca. Pare de bater e raspe o fundo da tigela da batedeira com uma espátula. Coloque de volta, mude a velocidade para alta e acrescente os ovos, uma a um, batendo até misturar bem. Adicione as castanhas trituradas e continue batendo por uns 2 minutos. Diminua a velocidade e acrescente os damascos. 

MONTAGEM 

Espalhe o recheio na massa crua (reservada). Leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora. Deixe esfriar e polvilhe com o açúcar de confeiteiro, passado por uma peneira fina, e também um pouco de castanhas trituradas.



BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE 


INGREDIENTES

Massa
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara achocolatado em pó
½ xícara de óleo
3 xícaras farinha de trigo
1 xícara de água morna
1 colher (sopa) fermento

Mousse
200gr chocolate meio amargo
100gr manteiga
3 ovos
1 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de açúcar
PREPARO 
Primeiro prepare o mousse e depois a massa do bolo para o mousse ficar bem firme.

MOUSSE

Bata as claras em neve, depois bata as gemas com o açúcar, derreta o chocolate em banho maria junto com a manteiga, chocolate derretido misture as gemas batidas com o chocolate sem parar de mexer, espere esfriar um pouco e acrescente o creme de leite, misture bem eles e depois envolva a clara em neve, leve para o congelador.
Massa
Em uma tigela bata os ovos (não usei batedeira),misture o açúcar, depois o achocolatado, o óleo, sempre misturando cada ingrediente por vez, depois as 3 xícaras farinha de farinha de trigo uma de cada vez, acrescente a água fervida e por ultimo o fermento.
Unte uma forma e leve para assar por uma hora em média, forno em 180 graus.
Montagem
Corte o bolo ao meio e coloque metade do mousse sobre ele, coloque a outra metade do bolo por cima e cubra com o restante do mousse, decore com raspas de chocolate e leve para geladeira. Sirva ele gelado.


GANACHE DE CHOCOLATE COM PISTACHE 



MASSA DOCE 

INGREDIENTES

4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de farinha de castanha de caju
1g de sal
1g de baunilha
1 ovo
1 colher (sopa) de cacau em pó

PREPARO

Misture todos os ingredientes secos (farinha de trigo, farinha de castanha de caju, cacau em pó, sal e manteiga) e coloque todos na batedeira. Bata até não ter nenhum pedaço de manteiga.

Misture o ovo com a baunilha em uma tigela e depois acrescente essa mistura na batedeira. Misture bem todos os ingredientes até que fique homogêneo e que a massa não esteja grudenta e nem mole.

Embale e coloque na geladeira para ficar com a consistência um pouco mais firme. Depois de tirar da geladeira (tem que estar com uma consistência um pouco mais firme), abra a massa com o rolo de macarrão até que fique fina, tendo cuidado para não quebrar.

Corte com os cortadores dos tamanhos necessários, forre as forminhas e leve ao fogo até que fiquem douradas e que soltem da forminha.

FAZENDO A GANACHE

INGREDIENTES
1 e 1/2 barra de chocolate meio amargo
1/3 de xícara de leite integral
2 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de glicose


PREPARO

Pique o chocolate meio amargo e deposite em uma tigela. Coloque todos os ingredientes líquidos (leite, creme de leite, glicose e manteiga) no fogo para derreter e ficar homogêneo.

Acrescente essa mistura na tigela em que já está o chocolate picado. Misture tudo até que fique homogêneo e derreta. 

MONTAGEM
INGREDIENTES
160g de massa da torta
500g de ganache
50g de pistache picado

PREPARO

Recheie as massas com a ganache de chocolate e cubra com farofa de pistache picado. Leve à geladeira.
 




PUDIM DE PANETONE DE LIQUIDIFICADOR



INGREDIENTES







  • 250 g de panetone esfarelado
  • . 5 ovos
  • . 1 lata de leite condensado
  • . 3 xícaras (chá) de leite
  • . 1 colher (sopa) de manteiga
  • . 1 colher (café) de cravo em pó
  • . 1 colher (café) de canela em pó

PREPARO







No liquidificador, bata os ovos, o leite condensado, o leite, a manteiga, o cravo e a canela. Transfira para uma tigela e misture o panetone esfarelado. Coloque o pudim em uma fôrma de 24 cm de diâmetro, com furo central, caramelizada e asse em banho-maria no forno preaquecido a 200°C durante cerca de 50 minutos. Deixe esfriar e desenforme.
Dica: Aproveite as sobras de panetone.



BOLO DE FUBÁ DE LIQUIDIFICADOR


INGREDIENTES






  • 3 copos americanos de fuba
  • 2 copos de açúcar
  • 1 copo de óleo
  • 3 ovos
  • 1 colher (chá) de fermento
  • 3 copos de leite

PREPARO
Junte os ovos , o óleo e o leite no liquidificador e bata ate pegar consistência , apos junte o fuba , o açúcar e o fermento e bata por uns minutos ate ficar uma massa liquida , unte a forma e leve ate o forno poe aproximadamente de 20 a 30 minutos , espere esfriar e sirva em seguida .. Bom Apetite !



O Natal está chegando. Que tal fazer seu próprio panetone? 

PANETONE CASEIRO 

INGREDIENTES

1 kg de farinha de trigo peneirada
3 ovos (grandes)
1 copo americano de açúcar
1 pitada de sal (se a margarina for sem sal)
2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
250 ml leite morno
50 g de fermento biológico (padaria)
300 g de frutas cristalizadas (ou cubos de chocolate)
250 g de uvas passas (de preferencia sem sementes)
20 ml de essência de panetone (opicional)
Raspas de 1 limão

PREPARO 

Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga (margarina), o leite e o fermento, a essência, bata bem (aproximadamente 30 segundos). Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro da mesma, acrescente os ingredientes batidos. Amasse bem até soltar das mãos, se preciso, coloque um pouco mais de farinha, mas cuidado, a massa não deve ficar muito dura.
Depois, coloque os demais ingredientes (frutas, uvas passas e raspas do limão)
Distribua em formas tipo pudim com furo no centro, untadas com margarina, até a metade da assadeira, pois cresce bastante.
Deixe crescer até dobrar de volume, faça um corte em X em cima da massa, pincele gemas batidas, e coloque para assar , até dourar.

Nota: se optar por usar forma de papel própria para panetone, vendida em casas do ramo, untada com margarina também pode!

PASTÉIS DE BELÉM 
INGREDIENTES
  • ½ litro de leite integral
  • ½ litro de creme de leite fresco
  • 400 g de açúcar
  • 10 gemas
  • 1 pacote de massa folhada canela em pó
PREPARO
  • Em uma panela misture o leite, o creme de leite e o açúcar.
  • Leve ao fogo até subir a fervura.
  • Tire do fogo e deixe esfriar.
  • Depois de frio, misture as gemas até formar um creme.
  • Coloque a massa folhada nas forminhas.
  • Acrescente o creme.
  • Leve ao forno quente por mais ou menos 20 minutos.
  • Ao tirar do forno salpique canela em pó bem no centro do doce.


BOLO DE BANANA COM CASTANHA DO PARÁ

INGREDIENTES
  • 4  bananas maduras e amassadas
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar mascavo 
  • 1/2 xícara de  óleo vegetal 
  • 2 xícaras de farinha de arroz 
  • 1 colher de sopa de canela em pó, medida rasa
  • 2 xícaras de castanha do pará  trituradas grosseiramente
  • 1 colher de sopa de fermento em pó 
PREPARO
  1. Amassar as bananas e reservar; triturar as castanhas e reservar; bater as 3 claras em neve e reservar.
  2. Em um novo recipiente bater as gemas, açúcar, óleo, canela e farinha de arroz.
  3. Acrescentar as bananas amassadas e as claras em neve.
  4. Depois acrescente as castanhas e por último o fermento.
  5. Assar por uns 40 minutos em temperatura de 180º C.

BOLO DE COCA COLA 



INGREDIENTES

  • Bolo
  • 1 lata de refrigerante de cola
  • 3 colheres (sopa) de margarina ou 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de achocolatado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 4 ovos

  • Cobertura
  • 4 colheres (sopa) de achocolatado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina 

PREPARO 

Para o bolo
Bata, no liquidificador, o refrigerante de cola, a margarina, o achocolatado, o açúcar e as gemas. Acrescente, em uma travessa, a farinha de trigo e o fermento em pó. Em seguida, adicione os outros ingredientes (que foram batidos no liquidificador). Por último, acrescente as claras em neve.

Para a cobertura
Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Leve ao fogo até obter o ponto de melado. Coloque sobre o bolo ainda quente.
SAGU DE VINHO COM CREME 



INGREDIENTES

  • 1 xícara de sagú
  • 3 xícaras de vinho tinto suave 
  • 1 xícara de açúcar
  • 10 cravos da índia 
  • 3 litros de água
PREPARO 

Em uma panela grande coloque a água para ferver. Assim que ferver, coloque o sagú, mexa com uma colher de pau até ferver novamente. Assim que ferver , desligue o fogo. Tampe a panela e deixe descansar por 4 ou 5 horas , mexendo de vez em quando. Depois desse descanso leve o sagu para perto da ia e despeje-o em um escorredor de macarrão e lave-o até sair toda a goma. Volte o sagú para a panela e acrescente o vinho, o açúcar e o cravo. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Coloque em um refratário, deixe esfriar e leve para a geladeira. Sirva com creme de leite. 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário