Translate

segunda-feira, 29 de setembro de 2014




Já está na página  doces e sobremesas em geral

TARTELETTE DE MORANGO

ROTEIRO DA TORTA PERFEITA

Aqui passo algumas dicas que vão fazer de sua torta um prato inesquecível. Use-as, siga sua receita fielmente e veja o resultado: uma torta crocante e saborosa.




A geladeira é fundamental. Para conseguir uma massa quebradiça deixe por 1 hora na geladeira a farinha e a gordura a serem utilizadas na sua receita.





A água a ser usada também deve ser geladinha. Além disso, a massa da sua torta deve ficar na geladeira por 30 minutos antes de ser aberta. Enrolada em plástico, ela pode ficar na geladeira até 3 ou 4 dias.
Obtenha uma massa macia adicionando uma pitada de fermento a farinha.



É sempre melhor usar gordura vegetal do que manteiga ou margarina. Mas se quiser manter aquele gostinho de manteiga, use 1/3 desta para 2/3 da gordura vegtal.


Se o recheio da torta for muito úmido, substitua uma colher de sopa de água da receita por uma gema, juntando-a ao restante da água e deixando na geladeira até a hora de usar. Para que a massa fique mais delicada depois de assada, adicione a ela um pouco de açúcar (principalmente se o recheio for de frutas ácidas como maçãs verdes, por exemplo). Ela fica mais difícil de abrir mas não ligue.  A gordura nunca deve se incorporar à massa por completo. Por isso ela deve estar bem gelada na hora de ser cortada. 

 
Salpicar germe de trigo sobre qualquer torta de frutas nos ultimos minutos de forno deixa uma crosta crocante e é muito saudável. Se a receita pede uma massa de torta assada, deixe-a esfriar antes de colocar o recheio. 

Mergulhe a faca num copo de água antes de cortar uma torta. Assim sem dúvida, cortá-la vai ficar muito mais fácil.

CUCA DE BANANA COM FAROFA



 

CUCA DE BANANA COM FAROFA



 Não pense duas vezes. Vá direto para a receita . CLIQUE AQUI . É a última receita da página.






















domingo, 28 de setembro de 2014

ALIMENTOS DIET , LIGHT, NATURAIS , ORGÂNICOS ?????




As receitas deliciosas são excelentes para satisfazer nossos desejos alimentares. Mas temos que estar sempre atentos  a nossa saúde e não extrapolar em excessos. Por isso,  estarei postando  aqui , seções dedicadas as receitas light, de baixo teor calórico e até mesmo as dietéticas. Comer é muito bom. Mas o equilíbrio é a mola mestra da vida . Portanto, pretendo dar minha contribuição para que todos possam curtir as gostosuras da culinária mas sem se deixar levar pelos excessos.  

Mas antes de começar com as postagens específicas das receitas, "diet" , "light" vamos primeiro entender o que essas palavras querem dizer. 


Nos dias atuais vemos tantos rótulos para nossa alimentação, que por vezes não sabemos exatamente o teor daquilo que estamos utilizando para suprir nossas necessidades básicas para o bom funcionamento do aparelho humano. O que realmente faz bem ao organismo?  Produtos light? Diet? Naturais? Orgânicos? Mas qual a diferença entre essas denominações e como devemos utilizá-las para um melhor desempenho de nosso organismo?

O primeiro passo é saber o que cada uma quer dizer, efetuar uma análise minuciosa e aplicar em nosso dia a dia , visando um estilo de vida mais saudável. 

Vamos as diferenças entre essas denominações . 

ALIMENTOS DIETÉTICOS ou "DIET"

O alimento dietético ou " diet" é o alimento que sofreu substituição, adição ou retirada parcial ou total de um ou mais componentes com o objetivo de atender às necessidades específicas de determinados tipos de pessoas. A presença da palavra "dietético" no rótulo como única informação do produto não é suficiente para o consumidor. 


Os produtos dietéticos específicos para o diabético contem, em substituição à sacarose, adoçantes artificiais ou naturais tipo: sacarina, ciclamato, aspartame, acesulfame K, stévia, sorbitl, Xylitol, frutose, podendo ou não ser reduzidos em calorias.

Alimento diet ou dietético é qualquer alimento produzido industrialmente que apresente ausência de determinados nutrientes (carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura etc.). É utilizado por pessoas que apresentam algum distúrbio de metabolismo ou físico, como, por exemplo, a hipertensão ou o diabetes. 


São criados para indivíduos que devem seguir uma dieta  baseada na restrição de um determinado nutriente (carboidrato, gordura, proteínas e sódio ), ou seja, que apresentam algum distúrbio de saúde.

Costumam ser confundidos com alimentos light, que apresentam níveis reduzidos de componentes: no mínimo, menos 25% de açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol ou sódio.

ALIMENTOS LIGHT

O termo light é utilizado para indicar um alimento que tem algum nutriente seu reduzido, em comparação com o alimento convencional (de referência).

Porém, apesar da redução de algum componente como gordura, carboidratos ou calorias, pode conter um nível elevado de sódio, sendo um risco para pacientes hipertesos. Além disso, quem possui colesterol  elevado pode estar consumindo um produto apenas com menos colesterol, pois a gordura não foi totalmente removida. Também, algumas pessoas não podem ingerir a fenilanina, base dos adoçantes  de aspartame usados nestes produtos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, através da RDC 54/2012, alterou a forma de utilização da palavra light nos alimentos. O termo era empregado para definir alimentos com redução de algum componente ou baixo teor dele. Depois da resolução, light só pode ser usado em produtos com a redução de algum nutriente em comparação com um alimento de referência, ou seja, a modalidade convencional do mesmo.
Como recomendação, o consumidor deve dar preferência às marcas consagradas e que tenham sua composição fornecida no rótulo do produto, bem como o número de registro junto à autoridade sanitária competente e número de CNPJ ( Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ). Infelizmente nem todos são registrados, motivo pelo qual nos deparamos com produtos que não dão informações ou o fazem de maneira incompleta ou errada.
ALIMENTOS NATURAIS
O que seria natural? Fica difícil estabelecer uma definição geral. Na verdade, uma alface é tão natural quanto um bife. E se aquela for cultivada com agrotóxicos, adubos químicos, água poluída na irrigação... enquanto o bife resultar de um boi alimentado com grãos produzidos organicamente (sem adubação química ou agrotóxicos), criado em ambiente e pastos saudáveis em vez de confinado, sem emprego de anabolizantes, abatido sem dor ou crueldade, tendo depois sua carne conservada sem aditivos e, até mesmo, sem congelamento (consumo imediato, após breve resfriamento), então é até possível considerar que esta carne devesse ser considerada mais natural que a alface...
Existe, contudo, uma percepção que associa produtos vegetais ao natural. E o próprio naturismo estaria associado ao vegetarianismo.

Para tentar dar pelo menos uma diretriz, vamos considerar o que são os PRODUTOS NATURAIS. - A definição não é muito clara e não tem uma regulamentação definida pelos órgãos responsáveis pela saúde. Geralmente são produtos elaborados com farinhas integrais e/ou açúcar mascavo ou mel. Estes ingredientes tem praticamente as mesmas calorias de seus similares refinados; são superiores no teor vitamínico, de minerais e fibras. As fibras servem para dar saciedade, motivo pelo qual são alimentos indicados a obesos.  Para que ocorra emagrecimento, por exemplo, não basta utilizar alimentos diet ou naturais; é preciso associar um regime hipocalórico (baixo em calorias) a um programa de atividade física orientada. O consumo não regrado de dietéticos pode levar a um aumento de peso. 

ALIMENTOS ORGÂNICOS (pela Dra. Elaine de Azevedo) 

"O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos” como se veicula normalmente. Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos (e isso resulta na isenção de uma infinidade de subprodutos como nitratos, metais pesados, etc) ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.

Alimento orgânico vem da Agricultura Orgânica que na Legislação Brasileira de 2007 tem como objetivos a auto-sustentação da propriedade agrícola no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais para o agricultor, a minimização da dependência de energias não renováveis na produção, a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente, o respeito à integridade cultural dos agricultores e a preservação da saúde ambiental e humana.

Você deve também entender que alimento orgânico não é menor ou de aspecto inferior do que o convencional. Normalmente esse tipo de alimento provém de uma fazenda orgânica em sua fase inicial de produção ou a um sistema produtivo que não aplica adequadamente as práticas da agricultura orgânica.
Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional"

Em meu entendimento, após essa explanação da Dra. Elaine Azevedo, penso que esses seriam os verdadeiros alimentos naturais. Ou seja, puros em sua plantação e/ou origem, e sem qualquer tipo de intervenção química.

sábado, 27 de setembro de 2014

O PÃO NOSSO DE CADA DIA


PÃES



Vamos  falar sobre algo que praticamente todo mundo adora - PÃO . Seja francês, bisnaga, de forma, salgado, doce, integral etc, todo mundo , de um modo geral, gosta ou até mesmo adora e não vive sem ele. Desde o paozinho do café da manhã , passando pelo pão de leite, pão integral, de forma,  focaccia etc , todos tem predileção por algum tipo. 

Os ingredientes básicos para fazer a massa do pão são poucos e simples - farinha, um líquido, sal e fermento - e a receita não é nada complicada: misturar, dar forma e assar. Mas a principal garantia para obter pães perfeitos é trabalhar com atenção, desde a compra dos ingredientes até o modo de levá-los ao forno. Use apenas farinha de primeira qualidade, peneirada, ingredientes frescos de boa procedência e em perfeito estado de conservação. Durante o preparo, mantenha as mãos limpas e a cozinha organizada, para evitar contato da massa com outras preparações e odores que possam interferir no resultado final .



A ESCOLHA DO FERMENTO BIOLÓGICO 

Como há várias marcas no mercado, o melhor a fazer é observar as instruções do fabricante. Em geral, eles indicam que cada tablete de 15 g de fermento fresco equivale a 5g ou 1/2 colher de sopa de fermento seco(vendido em caixas), ou de fermento instantâneo, vendido em sachês, e cada tipo tem um modo apropriado para ser diluído e trabalhado na massa. Para uma boa receita, deve-se usar, preferencialmente o fermento fresco, de uso mais frequente para pão. Mas você pode e deve experimentar as outras alternativas e observar os resultados. O fermento químico em pó é o mesmo usado para bolos.

 
COMO TRABALHAR A MASSA DO PÃO

Dilua o fermento biológico fresco com água ou leite mornos, misture com um garfo até que o fermento dissolva completamente. Em outra vasilha, misture a farinha e o sal.  Adicione o fermento líquido aos ingredientes secos, mexendo com as mãos ou uma colher de pau. Misture totalmente, o mais rápido possível, até obter uma massa macia e elástica. Depois, cubra a massa com um pano para mantê-la úmida.  Deixe-a descansar conforme a receita recomenda antes de começar a trabalhá-la. Assim você terá uma massa mais elástica com menos esforço.  Para trabalhar a massa, faça-o sobre uma superfície levemente untada com óleo. Unte também a superfície da massa. Então, segure uma das extremidades da massa com uma das mãos e dobre-a em sua direção com a outra. Pressione do centro para baixo e para fora, delicada mas firmemente, para segurar e esticar.  Repita a dobra cerca de 10 a 12 vezes e coloque a massa numa vasilha limpa e untada com óleo. Cubra com um pano e deixe descansar conforme indica a receita.  As superfícies de trabalho de mármore, fórmica, madeira não envernizada e aço inoxidável são ideais para trabalhar a massa de pão. 



 COMO DIVIDIR A MASSA 

Depois do crescimento inicial , a massa é divida em partes menores de acordo com o tamanho desejado para os pães. Entretanto, como o tamanho dos pães interfere no tempo de forno, é mais prático dividir a massa em partes iguais, para que eles assem uniformemente. Para moldar o pão, a superfície de trabalho deve ser levemente polvilhada com farinha.  Isso fará secar ligeiramente a parte externa da massa, o que ajuda a obter uma boa crosta enquanto assa. Uma vez dada a forma, a massa de pão está pronta para o crescimento final.

COMO VALORIZAR O PÃO 



Se a massa já trabalhada for colocada numa forma ou numa vasilha forrada com um pano enfarinhado, o pão crescerá para cima. Se optar por colocar o pão redondo para crescer em uma vasilha, escolha uma que tenha o dobro do tamanho da massa ainda não crescida. O diâmetro da vasilha afetará a forma final - quanto mais larga for a vasilha, mais achatado ficará o pão. Um recipiente menor resultará em um pão alto e imponente, com um miolo leve, impregnado de ar. Um pouco de umidade permite que o pão ganhe uma crosta firme e apetitosa.  Para isso, borrife-o com uma névea fina de água um pouco antes de por no forno. Se preferir, borrife a água nas paredes do forno (evitando as luzes internas), ou coloque uma assadeira de metal no fundo do forno com alguns cubos de gelo.  Para evitar que a crosta do pão fique rasgada e feia, faça dois cortes em ângulo na parte de cima, atingindo cerca de 5mm de profundidade, antes de colocá-lo no forno. 
 
COMO VERIFICAR SE O PÃO ESTÁ PRONTO 

Quando perfeitamente assada, a maioria dos pães ganha  uma superfície dourada, puxando para o marrom. Se ele for assado em uma forma, suas laterais  estarão soltas, ligeiramente recuadas.  Para verificar se ele está completamente assado, vire a forma sobre a outra mão protegida por uma pano. O pão deve estar leve e quando você der batidinhas na sua base com as juntas dos dedos, deve soar oco.


Com essas dicas em mente vamos agora conhecer algumas receitas de pães deliciosos. Estarei sempre atualizando e adicionando novas receitas a página. CLIQUE AQUI e vá direto para a página de pães diversos.



TORTA DE BANANA "EDUARDO HENRIQUE"
Click aqui para entrar direto na página de doces e sobremesas.

Mudanças no blog

Atenção o blog está de cara nova . Espero que curtam .

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Rocambole de carne recheado







INGREDIENTES

1/2 Kg de carne moída
3 dentes de alho
1 cebola
2 ovos
50g de queijo ralado
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
temperos a gosto

RECHEIO

100g de presunto
100g de mussarela
1 cenoura cortada em rodelas
2 ovos cozidos
1 cebola
1 xícara de chá de azeitonas
temperos a gosto 

PREPARO 

Em um recipiente, tempere a carne com o alho, a cebola, o queijo ralado, os ovos levemente batidos e temperos a gosto(sal, orégano, salsinha e pimenta). Acrescente a farinha e mexa com as mãos. Abra a carne temperada sobre um pedaço de papel alumínio, untado com óleo. Coloque as fatias de presunto e mussarela, a cenoura, os ovos , as azeitonas, orégano, cebola e pimenta(opcional). Enrole a carne e coloque-a em uma assadeira retangular. Leve ao forno a 180 º(médio) por 25 minutos. Se desejar , regue com molho de tomate antes de levar ao forno.

Sopapilla

 



Gente isso é uma iguaria que conheci em uma das viagens que fiz ao Chile. É tipo um biscoito salgado que é servido como um aperitivo juntamente com frios, conservas etc. É muito gostoso. Vale a pena conferir. 


INGREDIENTES 

1/2 kg de abóbora sem casca 
1 Kg de farinha de trigo com fermento 
3 a 4 colheres de gordura hidrogenada

PREPARO 

Cozinhar a abóbora em água com sal. Deixar a água onde a abóbora foi cozida separada (não jogue fora). Junte tudo - a abóbora cozida, a farinha de trigo, a gordura e vá acrescentando aos poucos a água que sobrou do cozimento das abóboras. Vá trabalhando a massa úmida até separar das mãos. Ela deve ficar parecendo um chiclete.Tem que ser uma massa não muito fina. Esticar a massa e fazer marcações com um prato de sobremesa ou um copo ou xícara. Fritar em frigideira grande com bastante óleo e bem quente ( muito quente ). Deixar escorrer em papel absorvente. Um bebida que pega muito bem para acompanhar é o famoso pisco sauer ( a caipirinha dos andes de origem peruana ) . 

Empadinhas de queijo




INGREDIENTES 

Massa

7 colheres de farinha de trigo
1 colher de café de sal 
1 tablete de margarina
2 gemas

PREPARO DA MASSA 

Misture todos os ingredientes e amasse bem até ficar bem homogêneo. Vá forrando as forminhas com essa massa. 

Recheio

1 copo(requeijão) mal cheio de leite

1/4 de queijo de minas amassado
3 ovos batidos no prato (clara e gema)
1 colher de café de fermento em pó
1 pitada de sal

PREPARO DO RECHEIO 

Colocar todos os ingredientes do recheio no liquidificar e bater. Após despejar nas forminhas já forradas com a massa. Não precisa encher até a borda.  Levar ao forno pré aquecido.

Gelatina colorida

INGREDIENTES

5 sabores de gelatina  ( pacotinhos )
1 pacote de gelatina sem sabor
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado


PREPARO

Fazer as gelatinas (sabores) com a medida de 1 copo de requeijão de água fervente. Só de água fervente. Fazer a gelatina sem sabor com 1 copo de requeijão de água fria  e levar ao fogo para ferver.Reserve. Bata no liquidificador 1 lata de creme de leite, a gelatina sem sabor  e 1 lata de leite condensado. Passar manteiga em uma forma redonda com furo  e arrumar uma camada de creme outra com as gelatinas coloridas picadas em quadradinhos, sendo por último uma camada de creme. Leve a geladeira até ficar bem consistente. Sirva gelado.

Mousse de nozes




INGREDIENTES

2 latas de leite condensado
1 lata de leite comum
2 ovos
500 g de nozes moídas ou picadas

PREPARO 

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar em forma caramelada. Levar ao forno em banho maria até chegar a consistência de pudim de leite. Decore com nozes inteiras

Pudim de pão da "Margô"

Gente, esse pudim de pão é uma delícia e aprendi com uma amiga (Margareth) que infelizmente não está mais entre nós, por conta do que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro há alguns anos. Além de ser uma pessoa espetacular, fazia cada coisa na culinária que deixava qualquer um literalmente babando. Então vamos ao pudim de pão da "Margô".

INGREDIENTES

  • 6 pães do tipo francês
  • 5 ovos inteiros
  • 4 xícaras de leite
  • 3 copos de açúcar 
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de queijo parmesão ralado 

coco ralado e uva passa para polvilhar

PREPARO 

Cortar o pão com casca, em fatias de um a dois dedos de espessura e colocá-los em um tabuleiro retangular untado com manteiga. Bater todos os ingredientes no liquidificador ( exceto o coco e a uva passa ). Despejar por igual  em cima do pão já distribuído na tabuleiro untado. Polvilhe com o coco ralado e as uvas passa. Leve ao forno. Sirva frio ou gelado.


Tortinha de temperos


INGREDIENTES 

Os temperos 

Tomate
Salsa
azeitona
salsicha
cebola
sal a gosto 

A massa

3 copos de farinha de trigo 
1 copo de óleo 
1 copo de leite 
1 colher de claybon
4 ovos batidos em neve
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó

PREPARO

Peque  os temperos e picote-os o mais pequeninho possível e reserve. Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador ( por último os ovos batidos em neve). Depois de bem batido despeje em um pirex e em seguida acrescente os temperos picados e mexa bem para agrupá-los a massa. Unte uma forma com óleo, coloque a massa já com os temperos misturados e leve ao forno quente.

Creme de abacate gelado

INGREDIENTES


1 abacate maduro(descascado e sem o caroço)

4 bolas de sorvete de creme

1 colher de sopa de açúcar

leite gelado se necessário
Gotinhas de essência de baunilha (5 no máximo)  
Licor de cassis (opcional)



PREPARO


Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em movimentos pulsar até formar um creme espesso.Se seu liquidificador tiver dificuldades em bater adicione somente um pouquinho de leite gelado.

Mexa de vez em quando com uma colher, isso ajudará seu liquidificador a conseguir esta textura.

Divida em taças e sirva imediatamente.Se você curte , pode colocar por cima um pouco de licor de cassis.
É muito saboroso. 

Pudim de maça light



INGREDIENTES


  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de leite desnatado
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 4 ovos (claras e gemas separadas)
  • 3 maças
  • 1/2 xícara de suco de laranja
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/4 colher de chá de gengibre em pó
  • 4 colheres de sopa de adoçante

PREPARO


  • Misture a farinha de trigo, o leite, 1/4 do suco de laranja, a baunilha e o adoçante
  • Prove para ver se está bom de adoçante e coloque mais se achar necessário.
  • Bata as claras com um garfo até espumarem, acrescentando as gemas e bata mais um pouco.
  • Acrescente esses ovos à massa e misture bem.
  • Junte à massa a 1/2 da canela e 1/2 do gengibre.
  • Deixe essa mistura descansar, enquanto isso:
  • Descasque as maçãs e corte-as em fatias, espalhando em uma forma untada e enfarinhada.
  • Borrife as maçãs com o restante do suco de laranja e salpique com a canela e gengibre em pó restantes, se você gostar pode colocar mais canela, fica a seu gosto.
  • Cubra com a massa.
  • Asse em fogo alto por 30 minutos.
  • Você poderá comer esse pudim ainda morninho ou gelado, como você preferir.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bolo integral





INGREDIENTES
  • 150 g de margarida light
  • 1 xícara de açúcar light
  • 3 gemas
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de aveia fina
  • 1 xícara de leite integral
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

PREPARO 

Bater  os 3 primeiros  ingredientes e depois acrescentar o trigo, a aveia, o fermento, o leite e por último as claras em neve.
Coloque casca de limão ralado, nóz moscada ralada, ameixa picada, passas, frutas cristalizadas ou castanha do pará. Fica a gosto.
Coloque em forma untada  e leve ao forno a 180º graus.
É muito nutritivo e muito gostoso
.

Strogonofe light de frango




INGREDIENTES
  • 1 peito de frango cortado em cubinhos
  • 2 colheres de chá de mostarda
  • 4 colheres de sopa cheia de molho de tomate
  • 2 colheres de sopa de margarina light
  • 2 potes de iogurte natural desnatado
  • Sal, cebola e temperos a gosto
PREPARO

Refogue o frango na margarina, com sal, cebola e os temperos. Em seguida coloque a mostarda e deixe refogar por mais alguns minutos. Coloque o molho de tomate e deixe apurar.
Desligue o fogo e acrescente os 2 potes de iogurte. Mexa bem e está pronto. Sirva com arroz branco e batatas souté.

Bolo integral de banana



INGREDIENTES
  • 4 ovos inteiros
  • 6 bananas nanicas cortadas em rodelas
  • 1/2 xícara de chá de óleo de canola
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de chá de aveia
  • 2 xícaras de chá, não muito cheias, de açúcar mascavo.
  • canela para salpicar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

PREPARO 

Bata todos os ingredientes no liquidificador com apenas 1 banana, coloque em forma untada com óleo e farinha . Ponha as rodelas de banana sobre essa massa e salpique com canela. Assar em forno pré-aquecido, a 180° por aproximadamente 50 minutos.

Pudim de tapioca

Gente isso aqui é de fechar quarteirão. Se for servido com bolas de sorvete de creme então ai é para pedir arrego literalmente. Manjar dos Deuses. Experimentem.





INGREDIENTES

CALDA


  • 1 xícara (chá) de açúcar

PUDIM


  • 1 e meia xícara (chá) de xícara (chá) de leite
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 1 xícara (chá) de tapioca quebrada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 lata de Leite Condensado.

PREPARO 


CALDA

Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

PUDIM

Aqueça o leite misturado ao leite de coco e deixe a tapioca de molho nesta mistura por cerca de 1 hora. Em um liquidificador, coloque a manteiga, os ovos, o Leite condensado e misture com a tapioca reservada. Despeje na forma caramelada e leve ao forno médio (180°C) em banho-maria por cerca de 1 hora. Desenforme e leve para gelar.

Camarão empanado


INGREDIENTES
  • 350 g de camarões grandes
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 colher (café)de shoyu (molho de soja)
  • 2 xíc. (chá) de água
  • 1 clara
  • 2 colheres (sobremesa) de maisena
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 2 colheres (sopa) de óleo de soja
  • 300 g de farinha de trigo
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
 
PREPARO 

  • Tempere os camarões  com o sal, pimenta e o molho de soja. Reserve.
  • Coloque em um recipiente a água, a clara de 1 ovo, a maisena e a farinha de trigo.
  • Bata até ficar uma massa macia, acrescente o óleo de soja e bata novamente.
  • Misture o fermento em pó.
  • Coloque óleo suficiente em uma panela, leve ao fogo e deixe atingir uma temperatura média.
  • Passe os camarões pela massa e vá fritando um a um até crescer.
  • Vá retirando-os e secando em papel absorvente.
  • Arrume-os em uma travessa e sirva.
 

Bobó de camarão


BOBO DE CAMARÃO 

INGREDIENTES 
 
  • 750 g de camarão rosa
  • 750 g de mandioca em pedaços médios
  • 1/2 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s)
  • 1/2 unidade(s) de pimentão verde picado(s)
  • 3 unidade(s) de tomate sem pele(s), sem sementes
  • 1 unidade(s) de cebola picada(s)
  • 2 dente(s) de alho picado(s)
  • 1/2 xícara(s) (chá) de azeite de dendê
  • 50 ml de azeite de oliva
  • 100 ml de leite de coco
  • 1 litro(s) de Água
  • 1 unidade(s) de limão
  • quanto baste de coentro
  • quanto baste de pimenta de cheiro
  • sal a gosto

PREPARO 

  • Descasque os camarões e ferva as cabeças e as cascas em um litro de água salgada.
  • Coe a água e reserve.
  • Retire o fio central da mandioca e, em seguida, cozinhe na água (das cascas e cabeças ) reservada. Processe (bata em liquidificador ou processador) ainda quente. Reserve este creme.
  • Salteie os camarões (temperados com sal e limão) no azeite de oliva e alho picado. Reserve.
  • Na mesma panela (com o resíduo de azeite e alho), adicione os pimentões, depois a cebola picada e por último o tomate sem pele .
  • Depois refogue.
  • Acrescente o creme da mandioca, deixe ferver por mais ou menos sete minutos.
  • Acerte o sal e finalize com os camarões salteados, o azeite de dendê, o leite de coco, a pimenta e o coentro.
  • Sirva com arroz branco ou farofa amarela (feita dom dendê)

Sopa creme de cebola




INGREDIENTES

• 2 colheres (sopa) de margarina
• 500g de cebolas cortadas em rodelas grossas
• 300g de muçarela ralada
• 1 col. (sopa) de farinha de trigo
• 1 tablete de caldo de galinha
• Fatias de pão (francês ou pão de fôrma)
• 1 litro de água fervente
• 2 colheres (sopa) de creme de leite

PREPARO

Em uma panela, aqueça a margarina e refogue as cebolas. Acrescente a farinha de trigo, e mexa, até dourar. Dissolva o caldo de galinha na água fervente e despeje aos poucos sobre as cebolas. Deixe ferver por alguns minutos e junte o creme de leite. Misture bem e desligue o fogo. Coloque as fatias de pão no fundo de uma forma, polvilhe com metade do queijo. Coloque por cima o creme de cebolas e mais queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido (220o C) para gratinar.

Sopa de Beterraba





INGREDIENTES
  • 1 l de água
  • 3 cubos de caldo de carne
  • 1 xícara de creme de leite ácido ou de iogurte
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 2 colheres de sopa de caldo de limão
  • 300 g de beterraba picada
  • Sal e pimenta a gosto
PREPARO

  • Derreta a manteiga em uma panela, refogue a beterraba em fogo lento, cerca de 20 minutos
  • Dissolva os cubos de caldo de carne em 1l de água, cozinhe mais algum tempo, até a beterraba ficar macia
  • Coloque a sopa a ferver em uma sopeira e acrescente o caldo de limão, sal e pimenta a gosto
  • Misture e sirva com o creme de leite ou  iogurte por cima.

Creme de aspargos

 

 

INGREDIENTES

  • 6 aspargos frescos
  • 1/4 de cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • azeite a gosto 
  • sal e pimenta-do-reino a gosto


PREPARO

1. Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias.

2. Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. Não deixe que os cubinhos de alho se misturem com os de cebola, pois eles serão refogados separadamente, para que o alho não queime e amargue.


3. Leve uma panelinha ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto.

4. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.

5. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos.

6. Na própria panela, ou no copo do mixer, com cuidado para não se queimar, bata a sopa (com o mixer), até que fique lisa. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique lisa.

7. Junte o creme de leite fresco à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sabor; se precisar, corrija com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.

Bolo de creme de leite






INGREDIENTES:

  • 2 copos de açúcar
  • 2 copos de farinha de trigo com fermento
  • 5 ovos inteiros
  • 250g de margarina 
  • 1 caixa de creme de leite
  • raspas de limão (opcional)

MODO DE PREPARO:

Bata o açúcar com a margarina até obter um creme liso e fofo.
Em seguida acrescente os ovos, um a um, adicionando depois a farinha de trigo.
Por último, acrescente o creme de leite e bata até misturar bem.
Leve ao forno médio pré aquecido por 30 a 40 minutos.
Esse bolo fica ainda mais gostoso sendo feito de véspera;e se desejar, faça uma calda de limão com açúcar e jogue por cima dele ainda quente.

Coxinha com catupiry


INGREDIENTES DA MASSA


  • 3 xícaras (chá) de água;
  • 2 cubos de caldo de galinha;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 2 ovos;
  • 3 xícaras (chá) de farinha de rosca;
  • Óleo para fritar;


INGREDIENTES DO RECHEIO 

  • 1 peito de frango;
  • Sal;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • 1 cebola picada;
  • 1 xícara de chá de salsinha picada;
  • 2 xícaras de chá de catupiry; 

PREPARO DO RECHEIO 


Em uma panela, cozinhe o peito de frango em água e sal, retire escorra e deixe esfriar, depois desfie o frango e tempere com a cebola a salsinha, sal e a pimenta do reino, reserve;



PREPARO DA MASSA


Leve ao fogo, a água, junte o caldo de galinha e o óleo até ferver, coloque a farinha de trigo de uma vez só, mexendo sem parar, e cozinhe até desgrudar do fundo da panela;
Transfira a massa para uma superfície lisa e sove até ficar homogêneo, misture o frango desfiado com o catupiry, uma porção da massa, abra na mão e recheie, feche e molde a coxinha;
Passe nos ovos batidos, na farinha e frite em óleo quente até dourar;


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Chiodini

Gente o que posto agora é uma iguaria do sul da Itália muito deliciosa e simples de se fazer. Trata-se de cogumelos (comestíveis - do tipo shinmeji) que são abafados em papel laminado e são consumidos com fatias de pão italiano. Normalmente esse pequeno e delicioso lanche é acompanhado de vinho tinto.(by Marzia Miglieta)








INGREDIENTES

1 Caixa de cogumelos comestíveis 
Azeite 
Sal a gosto 
Pimenta a gosto 
Cheiro verde picado 
Queijo parmesão ralado 
Pão italiano (aquele de casca dura )


Em um papel laminado aberto , despeje uma caixa de cogumelos bem lavados. Por cima deles coloque azeite abundantemente, sal , pimenta, o queijo e o cheiro verde picado . Dobre bem  o papel laminado com todos os ingredientes em seu interior e leve ao forno por uns 20 minutos . Corte o pão em fatias (rodelas). Deixe o vinho em temperatura agradável. Retire o papel laminado do forno e desenrole. O cogumelo terá passado por um aquecimento tipo fusão, juntamente com os outros ingredientes , formando uma espécie de conserva. Com uma colher sirva pequenas porções dessa conserva sobre as fatias de pão italiano. Deguste juntamente com uma taça de vinho.





Pão doce de liquidificador







INGREDIENTES 

1 lata de leite condensado ( usar essa lata como medida ) 
1/2 lata de óleo
1 colherinha pequena de sal
1 lata de água quente
4 tabletes de fermento
4 ovos inteiros
1 Kg de farinha de trigo 


PREPARO 

Bater todos os ingredientes acima ( EXCETO A FARINHA DE TRIGO )  no liquidificador. Peneirar 1 kg de farinha de trigo e acrescentar ao líquido do liquidificador. Misture tudo muito bem em uma vasilha e deixe crescer até dobrar. Enfarinhar a mesa ou a pia e enrolar a massa, fazendo roscas ou tranças. Por uma bolinha de massa em um copo d´água, e quando ela subir coloque as roscas e/ou tranças no forno.