Translate

sábado, 27 de setembro de 2014

O PÃO NOSSO DE CADA DIA


PÃES



Vamos  falar sobre algo que praticamente todo mundo adora - PÃO . Seja francês, bisnaga, de forma, salgado, doce, integral etc, todo mundo , de um modo geral, gosta ou até mesmo adora e não vive sem ele. Desde o paozinho do café da manhã , passando pelo pão de leite, pão integral, de forma,  focaccia etc , todos tem predileção por algum tipo. 

Os ingredientes básicos para fazer a massa do pão são poucos e simples - farinha, um líquido, sal e fermento - e a receita não é nada complicada: misturar, dar forma e assar. Mas a principal garantia para obter pães perfeitos é trabalhar com atenção, desde a compra dos ingredientes até o modo de levá-los ao forno. Use apenas farinha de primeira qualidade, peneirada, ingredientes frescos de boa procedência e em perfeito estado de conservação. Durante o preparo, mantenha as mãos limpas e a cozinha organizada, para evitar contato da massa com outras preparações e odores que possam interferir no resultado final .



A ESCOLHA DO FERMENTO BIOLÓGICO 

Como há várias marcas no mercado, o melhor a fazer é observar as instruções do fabricante. Em geral, eles indicam que cada tablete de 15 g de fermento fresco equivale a 5g ou 1/2 colher de sopa de fermento seco(vendido em caixas), ou de fermento instantâneo, vendido em sachês, e cada tipo tem um modo apropriado para ser diluído e trabalhado na massa. Para uma boa receita, deve-se usar, preferencialmente o fermento fresco, de uso mais frequente para pão. Mas você pode e deve experimentar as outras alternativas e observar os resultados. O fermento químico em pó é o mesmo usado para bolos.

 
COMO TRABALHAR A MASSA DO PÃO

Dilua o fermento biológico fresco com água ou leite mornos, misture com um garfo até que o fermento dissolva completamente. Em outra vasilha, misture a farinha e o sal.  Adicione o fermento líquido aos ingredientes secos, mexendo com as mãos ou uma colher de pau. Misture totalmente, o mais rápido possível, até obter uma massa macia e elástica. Depois, cubra a massa com um pano para mantê-la úmida.  Deixe-a descansar conforme a receita recomenda antes de começar a trabalhá-la. Assim você terá uma massa mais elástica com menos esforço.  Para trabalhar a massa, faça-o sobre uma superfície levemente untada com óleo. Unte também a superfície da massa. Então, segure uma das extremidades da massa com uma das mãos e dobre-a em sua direção com a outra. Pressione do centro para baixo e para fora, delicada mas firmemente, para segurar e esticar.  Repita a dobra cerca de 10 a 12 vezes e coloque a massa numa vasilha limpa e untada com óleo. Cubra com um pano e deixe descansar conforme indica a receita.  As superfícies de trabalho de mármore, fórmica, madeira não envernizada e aço inoxidável são ideais para trabalhar a massa de pão. 



 COMO DIVIDIR A MASSA 

Depois do crescimento inicial , a massa é divida em partes menores de acordo com o tamanho desejado para os pães. Entretanto, como o tamanho dos pães interfere no tempo de forno, é mais prático dividir a massa em partes iguais, para que eles assem uniformemente. Para moldar o pão, a superfície de trabalho deve ser levemente polvilhada com farinha.  Isso fará secar ligeiramente a parte externa da massa, o que ajuda a obter uma boa crosta enquanto assa. Uma vez dada a forma, a massa de pão está pronta para o crescimento final.

COMO VALORIZAR O PÃO 



Se a massa já trabalhada for colocada numa forma ou numa vasilha forrada com um pano enfarinhado, o pão crescerá para cima. Se optar por colocar o pão redondo para crescer em uma vasilha, escolha uma que tenha o dobro do tamanho da massa ainda não crescida. O diâmetro da vasilha afetará a forma final - quanto mais larga for a vasilha, mais achatado ficará o pão. Um recipiente menor resultará em um pão alto e imponente, com um miolo leve, impregnado de ar. Um pouco de umidade permite que o pão ganhe uma crosta firme e apetitosa.  Para isso, borrife-o com uma névea fina de água um pouco antes de por no forno. Se preferir, borrife a água nas paredes do forno (evitando as luzes internas), ou coloque uma assadeira de metal no fundo do forno com alguns cubos de gelo.  Para evitar que a crosta do pão fique rasgada e feia, faça dois cortes em ângulo na parte de cima, atingindo cerca de 5mm de profundidade, antes de colocá-lo no forno. 
 
COMO VERIFICAR SE O PÃO ESTÁ PRONTO 

Quando perfeitamente assada, a maioria dos pães ganha  uma superfície dourada, puxando para o marrom. Se ele for assado em uma forma, suas laterais  estarão soltas, ligeiramente recuadas.  Para verificar se ele está completamente assado, vire a forma sobre a outra mão protegida por uma pano. O pão deve estar leve e quando você der batidinhas na sua base com as juntas dos dedos, deve soar oco.


Com essas dicas em mente vamos agora conhecer algumas receitas de pães deliciosos. Estarei sempre atualizando e adicionando novas receitas a página. CLIQUE AQUI e vá direto para a página de pães diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário